O TRATAMENTO


O TRATAMENTO

O tratamento consiste em infusões intravenosas de cetamina em clínica especializada com meu acompanhamento e monitorização durante todo o tratamento. As infusões duram aproximadamente 1:30h, desde a entrada na clínica até a alta para casa.

Os resultados são de melhora significativa dos sintomas em 24h após a primeira infusão em 33% dos pacientes. Melhores resultados são alcançados com infusões repetidas com taxa de sucesso de até 70% dos pacientes. Os sintomas são aliviados por um tempo variável de pessoa para pessoa, desde 14 dias até 8 semanas.

Quando os sintomas depressivos começarem a voltar, uma nova infusão de cetamina é agendada e a pessoa fica mais algumas semanas com o controle dos sintomas.

Os atendimentos acontecem no Hospital Saha.

COMO COMEÇOU O USO DA CETAMINA NA MEDICINA?

O uso de cetamina começou em 1966 e é usada até hoje como anestésico em centro cirúrgico, por isso temos um grande conhecimento sobre seu uso, efeitos colaterais, doses e efeitos.

Infusões repetidas são utilizadas com segurança no tratamento de pacientes queimados há muitos anos, mostrando segurança da medicação. Entretanto apenas em 2008 percebeu-se que também havia um efeito psiquiátrico da cetamina na remissão dos sintomas de depressão e começou a ser usada para tratar depressão refratária a outros tratamentos com sucesso impressionante.

POR QUE NÃO OUVI FALAR DESSA MEDICAÇÃO ANTES?

A Cetamina é uma medicação de patente livre e está na lista de medicações essenciais da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde por isso não há interesse da indústria farmacêutica em promover estudos do nível 3 (estudo necessário para a liberação para o uso em depressão). Também não há publicidade sobre a cetamina para tratar depressão grave, não há dinheiro de empresas divulgando, como acontece com antidepressivos orais.

Portanto, o uso da cetamina é off-label , não é proibido, não é teste, não é charlatanismo. Porém o uso da cetamina para tratar depressão não é aprovado, liberado, ou indicado na bula da medicação. O uso é de responsabilidade do médico que administra e todo paciente deve estar ciente que se trata de um uso experimental ainda, que aceita os riscos, entende que pode não haver resultados e concorda que há uma grande literatura sobre a cetamina para tratamento da depressão, mas não é uma indicação formal para o uso desta medicação.

Diferente do uso da cetamina para anestesia. A cetamina é indicada em bula para anestesia.

A diferença do uso em anestesia e uso em transtornos psiquiátricos é a dose e o tempo de infusão.

Preencha o formulário

Quero ser Paciente


ONDE POSSO LER MAIS?

Em português há pouquíssimas publicações sobre a cetamina para uso em transtornos psiquiátricos e depressão, veja:

Meu Facebook Meu Instagram

Sempre coloco artigos sobre o uso da cetamina.
Se você for profissional de saúde ou quiser informações mais técnicas visite a pagina Para Profissionais ao lado.

Em inglês você pode ler em:
Ketamine Advocacy Network
Portland Ketamine Clinic
LoneStar Infusion

Quer saber mais? Entre em contato!

Fale Conosco